INFO FRALDAS
O que são Fraldas Reutilizáveis (FR)?
São fraldas de pano que depois de utilizadas são lavadas e novamente usadas.De forma geral, são compostas por uma parte impermeável e uma parte absorvente. A maneira como estas duas partes são conjugadas vai definir o "Tipo de Fralda”. Estas fraldas de pano modernas, na sua maioria, estão projetadas de forma a “crescer” com o bebé (fraldas de “Tamanho Único”), para servirem durante um longo período de tempo.
Vantagens das FR
Os benefícios ambientais, a poupança económica e a saúde do bebé são as vantagens principais das FR.
Saiba mais sobre este tema AQUI.
O que é necessário?
Nesta publicação do nosso BLOG irá encontrar uma lista do que lhe poderá fazer falta para começar a usar FR!
Quantidade necessária de FR
Não há um número fixo universal aconselhável. Podemos apontar para as 25-30 mudas de fralda, mas cada família deverá analisar as suas necessidades, o que melhor funciona para si e para a sua dinâmica familiar. Factores como os sistemas escolhidos, a facilidade de secar as FR, a frequência das lavagens (…) vão influenciar o número de que família precisa.
Tipos de FR
A publicação “Tipos de Fraldas Reutilizáveis” do nosso BLOG irá ajudar a situar-se neste tópico!
As diferentes fraldas:
Fralda Tudo em Um (AIO)
São fraldas que numa só peça incluem as partes impermeável e absorvente. Ou seja, o(s) absorvente(s) estão costurados na própria fralda.
Características: Normalmente são mais dispendiosas; Maior tempo de secagem; Não requer preparação da fralda - práticas e prontas a usar.
Fralda Tudo em Dois (AI2)
O(s) absorvente(s) são fixos à parte impermeável da fralda através de molas. Algumas destas fraldas têm tecido no interior, costurado à parte impermeável, e outras não. No primeiro caso, toda a fralda tem que ir para lavar depois de utilizada, enquanto que no segundo caso, a capa pode ser reutilizada até 3 vezes sem lavagem, desde que não esteja suja com cocós (basta passar uma toalhita húmida no interior).
Características: Sistema económico - quando a capa pode ser utilizada mais do que uma vez sem lavagem, se tiver vários conjuntos de absorventes compatíveis; Versatilidade - se a parte impermeável não tiver tecido no interior, pode ser também utilizada por cima de fraldas ajustadas, planas, pré planas, etc; Praticidade - se não tiver interesse em rentabilizar a parte impermeável da fralda, pode deixar os absorventes presos pelas molas na lavagem e secagem e assim acaba por funcionar como uma fralda AIO.
Fralda de Bolso
As fraldas de Bolso são fraldas muito simples e comuns. Como o nome indica são fraldas que têm um bolso em que se colocam os absorventes. Não há absorção fixa na fralda.
Características: Económicas; Secagem rápida; Possibilidade de adaptar a absorção necessária; Implica preparação das fraldas - colocação dos absorventes no bolso.
Capa impermeável
As capas são peças impermeáveis que se utilizam por cima de núcleos absorventes. A sua função é impedir que a humidade do núcleo de absorção passe para a roupa do bebé. Quanto ao material, as capas podem ser em: PUL (poliuretano laminado), lã ou tecido polar. Quanto à forma, podem ser: com forma de fralda; com forma de calção; longas, tipo calças - Longies.
Fralda Ajustada/ Contorno
São fraldas todas elas absorventes e, por isso, têm que ser utilizadas com uma capa impermeável por cima. Ajustam com molas ou velcro na cintura. As fraldas de contorno diferem das ajustadas porque não têm qualquer sistema de fecho na cintura (requerem a utilização de um prendedor, tipo SNAPPI).
Características: Muito absorventes - ótima solução para noites, sestas, …; Macias e confortáveis; Possibilidade de adaptar a absorção necessária.
Fralda Plana
E a fralda que se usava “antigamente”. Têm forma quadrangular, com uma camada de tecido, com vários tamanhos e composições possíveis. Para utilização, é necessário que sejam feitas dobras.
Fralda Pré Plana
É uma variação da fralda plana, com recortes que facilitam o ajuste no bebé e dispensam as dobras. Estas fraldas também podem ser de diferentes materiais e são facilmente reforçadas, colocando mais absorção no centro.
Fralda Pré Dobrada
São retângulos com várias camadas de tecido absorvente que podem ter diferentes tamanhos. Estes retângulos têm 2 costuras no meio, que permitem dobrar a prédobrada em 3 (o terço central normalmente tem mais camadas de absorção. Podem ser utilizadas ao redor do bebé ou simplesmente dobrando em 3.
Tamanho das FR
Há FR para recém nascido (indicadas para uso nas primeiras semanas/meses do bebé), de Tamanho Único (as que, normalmente, servem a partir dos 4,5-5Kg e, para a maioria dos bebés, servirão até ao desfralde) e as FR L/ XL (tamanho maiores, que poderão servir até aos 25 e até aos 30Kg, indicados para bebés maiores ou que desfraldem mais tarde).
Cada marca/ modelo tem indicação do intervalo de pesos em que a fralda servirá, mas é importante ter em conta que este é meramente indicativo, pois também é condicionado pela fisionomia do bebé.
A maioria das FR tem um painel de molas à frente que permite ajustar a fralda em “altura” e ir adaptando ao crescimento do bebé.
Velcro ou Molas?
Materiais de Absorção
Os se encontram mais frequentemente são: a microfibra, o algodão, o bambu e o cânhamo.
O seguinte esquema mostra a comparação entre eles, no que toca a rapidez e capacidade de absorção:
Materiais de Impermeabilização
Os materiais que são usados com mais frequência para garantir a impermeabilização das FR são: o PUL (poliuretano laminado), um poliéster leve e respirável; e a lã (devidamente tratada - lanolizada).
As Lãs
Vantagens das capas de lã:
- termorregulação (conforto térmico);
- macia e confortável (sem marcas na pele);
- respirável;
- ajuda na cicatrização;
- fibra natural (bom para pele sensível);
- sensação se seco quando molhada;
- lanolizada tem propriedades antibacterianas;
- neutraliza odores;
- durável;
- aguenta semanas sem lavagem, basta arejar.
Para que a lã fique impermeável, terá de ser lanolizada - processo de tratamento de lã com lanolina.
Pode encontrar informações sobre este tema AQUI.
As lãs podem ser lavadas à mão ou na máquina (unicamente aquelas que têm indicação do fabricante).
À mão devem ser lavadas em água tépida, sem esfregar ou agitar muito.
Na máquina, deve ser selecionado um programa próprio para lãs.
Em ambos os casos deve usar um detergente específico.
Secar ao ar, sem expor diretamente ao sol e na horizontal.
Como ajustar FR
1. Depois de colocar a fralda, deverá conseguir colocar 2 dedos entre a barriga do bebé e a parte da frente da fralda, para permitir que se movimente à vontade.
2. Se tiver molas fechadas em altura, no painel frontal da fralda, deverá colocar os dedos nesse espaço e empurrar o tecido para cima.
3. Nas pernas, o elástico da fralda deverá se colocado na virilha e deve ser possível passar um dedo mesta zona, mas sem que fique folga quando levanta a perna do bebé.
Frequência de lavagem das FR
As lavagens deverão ser feitas, no máximo, a cada 2-3 dias (3 dias só no tempo frio).
Armazenamento das FR sujas
Idealmente deverá ser feito num cesto perfurado, que permita a circulação de ar, numa divisão fresca e arejada. As fraldas não deverão ser molhadas ou ficar imersas em água durante o tempo de armazenamento.
Lavagem das FR
-
Pré Lavagem a frio, sem detergente
-
Lavagem principal a 40-60ºC, num programa para algodão, roupa muito suja. Utilizar detergente na quantidade indicada para roupa muito suja e para a quantidade de roupa a lavar. Utilizar anti-calcário se a água da zona o exigir. A máquina deverá estar cheia a 2/3 ou 3/4 - se não tiver fraldas suficientes, pode juntar pequenas peças de roupa até perfazer a quantidade necessária. RPM 800-100. Não utilizar anti nódoas ou amaciador de roupa.
-
Enxaguamento extra, é uma forma de garantir que todos os resíduos de detergente são eliminados dos tecidos.
Estes 3 pontos são orientativos e os que mais frequentemente as marcas indicam.
Cada marca tem indicações específicas que deverá verificar para encontrar a rotina ideal de lavagem para o seu caso específico
A maioria das marcas desaconselha a utilização de detergentes ecológicos ou indicados para roupas delicadas ou de bebé.
O detergente pode ser em pó ou líquido, e deverá ter menos de 5% de sabão na composição
Secagem das FR
Preferencialmente as FR devem secar ao ar.
Cuidados:
Não expor o PUL nem as lãs diretamente ao sol;
Atenção às molas utilizadas, de forma a não danificarem o PUL;
Pendurar as fraldas de forma a não forçar os elásticos;
Os absorventes de fibras naturais devem ser esticados ainda molhados, para voltarem à sua forma original.
Regra geral, as “peças” que não tenham PUL ou lã podem secar na máquina, a baixa temperatura. Convém, contudo, confirmar sempre as indicações de cada marca.
Quero utilizar FR!
Espreite o nosso BLOG . Tem informações muito úteis para quem está a começar :)